Correio Popular Notícia



COSTA MARQUES
Audiência discute direitos de povos tradicionais

Data da notícia: 2023-08-24 09:28:10
Foto: Francisco Costa
Audiência pública em Costa Marques foi realizada pela deputada estadual Cláudia de Jesus com apoio da Alero

A audiência pública no município de Costa Marques promovida pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT), com apoio da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero), na segunda-feira (21), reuniu, no meio da floresta, lideranças e representantes de diversas comunidades tradicionais para debater políticas públicas para educação e proteção dos territórios de quilombolas, seringueiros, extrativistas, ribeirinhos, camponeses, trabalhadores rurais, agricultores e as demais populações que habitam terras na Amazônia rondoniense.

O evento aconteceu no quilombo Forte Príncipe da Beira, situada a 714 quilômetros de Porto Velho, e foi realizado como parte do 4º Encontro dos Povos e Comunidades Tradicionais de Rondônia, organizado pela Comissão Pastoral da Terra. Cláudia de Jesus iniciou o evento destacando a importância da audiência como um espaço legítimo para debates e trocas de ideias entre os representantes de diversas comunidades tradicionais.

O enfoque central foi a busca por uma educação de qualidade nos territórios dessas comunidades. Temas adicionais, como a demarcação de terras, acesso à saúde e melhoria de infraestrutura, também receberam atenção, tornando a audiência um espaço para dar voz às necessidades e desafios enfrentados por essas comunidades, muitas vezes negligenciados.

A deputada, reconhecida por sua atuação em defesa das causas sociais, abriu a AP elogiando a presença e o engajamento das comunidades presentes. Ela expressou gratidão pela oportunidade de debater temas tão relevantes como educação, território e direitos culturais em um ambiente tão propício ao diálogo. “A audiência pública é um canal de escuta para as comunidades, um espaço onde seus problemas e necessidades podem ser compartilhados. Nossa equipe de mandato recebeu informações sobre as principais dificuldades enfrentadas por essas comunidades, e é nosso dever levar essas preocupações aos espaços de poder, reivindicando os direitos necessários para um desenvolvimento justo e sustentável em Rondônia”, afirmou a deputada.

Fonte: Assessoria de Imprensa






Noticia vista 1428 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.